17 maio 2013

Acesso à internet segue como principal problema de operadoras


Anatel divulgou novo relatório de acompanhamento nesta sexta (17).
Taxa de acesso em janeiro era de cerca de 95% e, meta, de 98%.

O acesso à rede de dados (internet) se manteve como principal problema da telefonia móvel no país entre os meses de novembro e janeiro, aponta o novo relatório de monitoramento divulgado nesta sexta-feira (17) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com o documento, a taxa média de sucesso no acesso à rede de dados móvel no país, entre novembro de 2012 e janeiro 2013, foi de 95%, abaixo da meta de 98% estipulada pela Anatel às operadoras.

Portanto, assim como no trimestre anterior (agosto a outubro de 2012), alvo do primeiro relatório da Anatel de acompanhamento do setor, nenhuma das quatro grandes empresas de telefonia celular do país - Oi, Vivo, TIM e Claro -, conseguiu cumprir a meta de sucesso no acesso à rede de internet móvel.

O pior resultado foi apresentado pela Vivo, com taxa média de acesso de cerca de 92% - as outras três tiveram resultado de cerca de 95% ou mais.

O descumprimento da meta evidencia que a rede das empresas não suportava, pelo menos até janeiro, a demanda dos clientes por acesso à rede de internet móvel.
Como no relatório anterior, a Anatel avaliou outros três indicadores de qualidade dos serviços prestados pelas quatro empresas: acesso à rede de voz (sucesso nas tentativas de fazer chamadas), queda de chamadas e queda de conexões de internet móvel. Nestes três quesitos, as quatro operadores estão dentro das metas.

TIM segue campeã de reclamações

O relatório da Anatel mostra ainda que a TIM continua sendo a empresa campeã de reclamações na central de atendimento da agência, por conta de problemas relacionados a completamento de chamadas e reparos. Entretanto, o número de queixas contra a operadora, que estava na faixa de 4,2 mil em agosto de 2012, caiu para cerca de 3 mil em janeiro de 2013.

Ainda de acordo com o documento, depois de registrarem queda no final do ano passado, as reclamações contra Claro, Vivo e Oi na Anatel voltaram a aumentar a partir de dezembro de 2012 e, em janeiro deste ano, chegaram a cerca de 1,7 mil, 1,2 mil e 1,3 mil, respectivamente.

Relatório

Os resultados apresentados pela Anatel nesta sexta são do segundo relatório de acompanhamento da qualidade dos serviços prestados pelas quatro maiores operadoras de telefonia e banda larga móvel do país. O primeiro relatório foi divulgado em fevereiro e trouxe indicadores apurados entre os meses de agosto e outubro de 2012.

A Anatel passou a acompanhar o índice de qualidade do serviço das operadoras de telefonia celular no ano passado, devido ao aumento das reclamações de clientes dessas empresas.

Em julho de 2012, a agência chegou a suspender a venda de chips da Claro, Oi e TIM nos estados em que cada empresa era campeã de queixas. As vendas só foram autorizadas depois que elas se comprometeram a realizar investimento na melhoria de suas redes e no atendimento dos usuários.

O objetivo do acompanhamento, que vai durar dois anos e terá relatórios trimestrais para acompanhamento da população, é verificar os problemas apresentados pelo setor e exigir das empresas solução para eles.



 

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